A pavimentação intertravada é composta por piso de concreto, assentadas sobre camada de areia e travadas entre si por uma contenção lateral, também chamado de meio-fio. Quando pensamos em trabalhar com esse tipo de pavimentação, as perguntas mais frequentes são: qual piso devo usar e como se faz uma pavimentação intertravada.
O primeiro passo é identificar a necessidade e para qual finalidade os pisos serão aplicados, ou seja, que tipo de carga eles deverão suportar.
Existem dois pontos importantes que devem ser analisados no momento da escolha da pavimentação intertravada: A escolha da espessura de travamento do piso e a resistência à compressão do piso.
A seguir temos um quadro que apresenta os diferentes pisos e as utilizações recomendadas para cada esforço exigido da pavimentação intertravada.
Nota-se que, conforme aumenta a necessidade do piso suportar uma alta densidade superficial, aumenta a exigência de espessura do piso de concreto.
Após a escolha do piso o item mais importante de uma pavimentação é a execução. Um execução mal feita compromete toda a qualidade da pavimentação intertravada.
Abaixo segue um esboço de todas as camadas de uma pavimentação intertravada.
Subleito:
É a camada mais importante da pavimentação intertravada e deverá ser nivelada e compactada para iniciar a execução. É vital que o subleito tenha sido exposto a sondagem para termos a garantia que o solo não ceda ou sofra deformações. A expressão “borrachudo” é muito comum nessa etapa do processo. Abaixo alguns ensaios que podem ser feitos para garantir essa qualidade:
Caso você acha que seu solo pode causar problemas na pavimentação, ligue para a Mevo do Brasil e a gente tenta te ajudar nisso.
E lembre-se, numa região úmida como a do Rio Grande do Sul, é muito importante utilizar material dentro de uma úmidade ótima na hora da terraplanagem e compactação. E cuidado na hora de “tapar” as valas abertas para colocação de drenos. O material utilizado para preencher as valas da drenagem devem estar secos e devem ser compactados com uma placa compactadora ou rolo a cada 40 cm.
Camada Base e Sub Base:
Aqui temos uma pequena variação dependendo do esforço de carga no qual a pavimentação intertravada será submetida. (Aqui é importante levar em consideração o projeto de pavimentação), mas como forma geral, podemos sugerir:
Camada de areia ou pó de brita:
Para a camada de assentameto dos pisos intertravados, pode ser usado areia regular de rio ou pó de brita. Nós, da Mevo, preferimos pó de brita por ser um material com melhor compactação, melhor drenagem, menos sujeira e geralmente com menor custo.
Mas o importante é cuidar para a camada não ultrapassar os 5 cm de altura. É claro que pode ter alguns pontos ao longo da base que será necessario uma altura maior ou menor para nivelar a pavimentação intertravada, mas é importante cuidar para que não ultrapasse muito o limite.
Desenho do Pavimentação intertravada:
A ordem de assentamento do piso pode interferir no melhor travamento entre eles. Abaixo temos alguns exemplos de formatos, sendo que a forma com maior grau de travamento é o chamado “espinha de peixe”.
Rejuntamento:
Após a finalização do assentamento, será necessario preencher os espaços vazios entre os pisos com um rejuntamento. O mais recomendado é utilizar uma areia fina, ou como falamos “areia de praia”, isso fará com que o travamento entre as peças seja feito e a pavimentação intertravada esteja completa.
Compactação final:
Após a finalização deverá ser compactada toda a pavimentação intertravada para que o rejuntamento preencha as laterais das peças e o alinhamento dos piso esteja perfeito. Nessa etapa pode ser utilizado uma placa compactadora para as obras menores e um rolo compactador para ruas ou pátios grandes. Vale lembrar que ao utilizar um rolo compactador, NÃO VIBRE. Apenas role sobre a pavimentação Intertravada.
Ainda possui dúvidas sobre qual piso utilizar para a pavimentação intertravada? Converse com os especialistas da Mevo do Brasil. O nosso canal de televendas atende tanto Pessoas Físicas como Empresas, ligue 051 3140.1017 ou 51 9561.9521.
Confira também: Como fazer um muro com blocos de concreto e qual a diferença entre tijolos de concreto e tijolos de barro.
Fale conosco