Para o assentamento de elemento vazado, seja de modelo decorativo , furo quadrado ou veneziana, é recomendável utilizar o traço de argamassa traço (1:5), uma (1) porção de cimento e cinco (5) de areia, com juntas de 1cm. Nos casos de elementos vazados com forma irregular, a argamassa de assentamento deverá ser colocada apenas nos pontos de canto. As juntas de ligação entre o elemento e a parede deverão ser uniformes e ter espessura de 1cm.
A instalação dos elementos vazados de concreto é como nas alvenarias convencionais de vedação.
No caso de assentamento de apenas uma peça em abertura de parede, deverá ser estendida uma camada de argamassa na parte inferior da abertura, nas laterais e na parte superior da peça. Encaixe a seguir o elemento vazado na abertura, observando o preenchimento total das juntas com argamassa e seu alinhamento horizontal e vertical com a parede.
Nos fechamentos nos quais se aplicaram mais de um elemento vazado, indicamos que seja feito o seguinte:
Exemplo de marcação prévia para elemento vazado 39x39cm
Colocação de barra de ferro 3/16
Cuidados na aplicação e armazenamento
Já citamos alguns cuidados essenciais na hora de aplicar os elementos vazados no processo de alvenaria. O mais importante deles é que os cantos vivos devem ser protegidos, principalmente no requadramento, com cintas ou molduras em argamassa para evitar danos, não deixando seus cantos expostos.
Requadramento
Além disso, o transporte precisa ser sempre realizado na posição vertical. Da mesma forma, a estocagem das peças também devem ser feita na posição vertical – e nunca na horizontal – em terreno plano e nivelado de preferência sobre cimentado com empilhamento máximo de três fileiras. Os elementos vazados, principalmente dos modelos veneziana, devem ser manuseados sempre pelas laterais.
Fale conosco